SOLAR TERMICO

Sistemas solares térmicos integrados (termossifao)

Sistema integrado de tubos de vácuo com acumulador térmico de alta eficiência. Permite uma fácil integração ao sistema existente na sua casa (esquentador, cilindro, etc.), funciona com a rede de abastecimento de água pública. O custo deste painel é mais baixo que o sistema distribuído tornando-se a melhor opção para aquecimento solar de águas sanitárias sem ligação a outros sistemas de aquecimento. O valor do investimento é relativamente baixo, permite um retorno rápido do mesmo (entre 4 e 5 anos).

      Sistemas solares térmicos de circulação forçada             
     
Sistema completo com um ou dois painéis solares, acumulador de água quente em aço inox de 200 e 300 litros, controlador electrónico programável e bomba de circulação de água. O acumulador e o painel estão fisicamente separados, podendo ligar-se o acumulador de água ao seu sistema existente de água quente - caldeira a gasóleo, fogão de sala, fogão a lenha, esquentador, cilindro, etc. A sua alta eficiência permite também a sua utilização para aquecimento de piscinas, piso radiante, aquecimento central,  assim como para zonas industriais e comerciais.
Porquê Instalar colectores solares térmicos?
A Energia Solar Térmica, para além de ser a aplicação que mais pode ser utilizada para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, é a mais económica e rentável das energias renováveis. De acordo com os actuais regulamentos (RCCTE e RSECE), é obrigatório a utilização de sistemas que garantam uma cobertura mínima de energia mediante a utilização de energia solar.  Estas instalações são bastante fiáveis e com um período de utilização que pode atingir os 25 anos, desde que devidamente assistidas e mantidas. A sua utilização possibilita uma poupança energética em energia primária, que possibilita a sua amortização em prazos muito reduzidos.  
Aplicações:
AQS - Água quente sanitária
A produção de água quente sanitária, é a aplicação de energia solar térmica mais comum, dada a sua rentabilidade. Tratando-se de um consumo regular ao longo do ano a uma temperatura média entre os 38 ºC e 40 ºC, a produção de AQS (água quente sanitária), é perfeitamente compatível com o aproveitamento da radiação solar. No nosso país, um sistema solar com cerca de 4m² é capaz de produzir agua quente suficiente para as utilizações diárias de uma família de quatro pessoas. Isto, praticamente sem qualquer consumo energético e com a vantagem adicional de substituir um esquentador ou um termo-acumulador, durante o Verão, e de reduzir a sua actividade nas épocas mais frias.
Funcionamento
O líquido do circuito primário absorve o calor captado pelos colectores solares e, através de uma bomba hidráulica faz circular o liquido através do acumulador onde graças a um sistema de permuta de calor, transmite o calor ao circuito secundário de água quente sanitária ou de aquecimento. Sempre que a energia solar térmica não cubra a 100% das necessidades energéticas de aquecimento da água à temperatura desejada, como seja o caso dos dias com céu nublado ou de chuva, utiliza-se o apoio de uma caldeira a gás ou a gasóleo, para elevar à temperatura necessária. De acordo com os regulamentos em vigor a água deve ser submetida a uma temperatura de 60 ºC, sendo posteriormente misturada com água fria para a temperar para valores na ordem dos 45 ºC que é a temperatura convencional de consumo. Todo este processo é controlado através de um dispositivo electrónico central que se encarrega de automatizar e controlar a circulação de água no circuito primário, sempre que necessário uma maior entrega térmica, controlar a temperatura dos colectores, garantir a segurança do sistema. 
Vantagens
 A energia solar apresenta muitas vantagens:
  • É uma energia "limpa" e inesgotável  
  • É acessível (qualquer um de nós pode usufruir desta energia)
  • Pode ser instalada no local do próprio consumo e não exige grandes manutenções
  • Tem incentivos fiscais dedutíveis IRS e IRC, até um máximo de 700 euros ou 30% dos gastos totais
  • A tecnologia solar é bastante fiável
  • Não consome combustível
  • A energia gerada pelas instalações solares térmicas é feita no próprio local da instalação não necessitando de redes de transporte (ex. gás natural, electricidade)
    • Se estiver a substituir gás butano [de garrafa] por energia solar, o investimento está pago em 5 ou 6 anos (estimado).
    • Se a substituição em causa for sobre electricidade ou gás natural, o investimento está pago em 4 ou 5 anos (estimado).
    • O estado somente cobra 12% de IVA.
Decida-se a aproveitar o Sol presente no seu local de residência e utilize-o para Produção de Água Quente com uma poupança em Energia Primária que poderá atingir os 80% das suas necessidades.As instalações de Energia Solar Térmica, captam a radiação solar através de Colectores ou Placas que a transformam em calor e a transmitem, à água corrente que utilizamos nas nossas casas, bem como a sistemas de aquecimento de baixa temperatura como é o caso do piso radiante.